Botafogo-PB na luta por acesso para a Série B do Brasileiro

0
531

O Botafogo-PB tem neste domingo mais uma chance na história de subir para a Série B do Campeonato Brasileiro. O Belo, que já participou cinco vezes da segunda divisão, não joga a competição desde 1989. O clube paraibano vai, neste fim de semana, para a sua terceira disputa de acesso para segundona no últimos 15 anos.

A primeira tentativa nesse período foi em 2003, em uma temporada até hoje presente nas lembranças e conversas de mesa de bar e de pré-jogos nos arredores do Estádio Almeidão.

Nilson Sergipano foi o artilheiro da Série C de 2003, mas não conseguiu subir de divisão com a equipe paraibana (Foto: Gazeta Press)

Com um time caseiro – com muitos jogadores paraibanos e de outros estados do Nordeste -, porém forte, o Botafogo-PB levou o Campeonato Paraibano daquele ano e se credenciou para as disputas da Série C, naquela altura a última série do futebol brasileiro. Era o início de carreira do zagueiro Durval, cria do Belo e que ali começava sua sequência de dez título estaduais seguidos, com as camisas do clube paraibano, Atlético-PR, Brasiliense, Sport e Santos.

A equipe foi avançando no torneio e chegou até o quadrangular final, onde se juntou ao conterrâneo e rival Campinense, além de Ituano e Santo André, em um duelo Paraíba x São Paulo. Em 2003, apenas dois clubes ascenderiam. A fase foi disputada em pontos corridos e os times paulistas levaram a melhor e subiram para a Série B. O Belo terminou na terceira colocação e perdeu a primeira chance desses 15 anos.

Depois de 2003, o Botafogo-PB ainda disputou a Série C de 2006. Em 2007, entrou em uma grave crise e ficou afastado de competições nacionais por não conseguir a classificação pelo estadual. Apenas em 2013 voltou a disputar o Brasileiro, dessa vez a jovem quarta divisão – criada em 2009 – quando conseguiu o seu primeiro título nacional, voltando, assim, para a Série C, em 2014.

Em 2016, o Botafogo-PB foi eliminado no mata-mata do acesso pelo Boa Esporte, com um gol no último minuto (Foto: Régis Melo)

Em 2016, o Alvinegro da Estrela Vermelha se classificou pela primeira vez, no formato atual da terceira divisão, para as quartas de final da competição. E avançou para o mata-mata que definiria o acesso para a Série B. Teve pela frente o Boa Esporte, de Minas Gerais. Os times empataram sem gols a partida de ida em João Pessoa. Já na volta, um gol traumático no último minuto de Gênesis para o time mineiro fez nascer mais um fracasso do Belo no almejado objetivo de voltar à segundona.

Neste ano, após altos e baixos, o Botafogo-PB mais uma vez conseguiu chegar na condição de disputar o acesso. Se classificou para as quartas de final da Série C com o último lugar do Grupo A e, por isso, se encontrou com o melhor time do Grupo B, o seu xará paulista, o Botafogo de Ribeirão Preto. Na primeira partida, no Estádio Almeidão, Juninho marcou de cabeça e abriu o placar do duelo de 180 minutos para o clube pessoense.

O jogo de volta acontece neste domingo no interior paulista, no Estádio Santa Cruz, às 19h. O Belo joga pelo empate para subir de divisão. Se o Pantera vencer por um gol de diferença, a decisão da vaga será decidida nos pênaltis. Caso o time paulista ganhe por um saldo maior do que um gol, a vaga na Série B fica em São Paulo.

Redação Tv Torcedor com informações do GE – Pedro Alves