CMJP homenageia o Auto Esporte, pelos seus 80 anos

CMJP homenageia o Auto Esporte, pelos seus 80 anos

413
0
COMPARTILHAR

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) comemorou os 80 anos do Auto Esporte Clube e reconheceu o time de futebol paraibano fundado em 7 de novembro de 1936 como uma instituição de utilidade pública. A sessão especial em homenagem ao “Clube do Povo” foi proposta pelo vereador Bosquinho (PSC) e secretariada pela vereadora Sandra Marrocos (PSB), na tarde desta quinta-feira, 1º de setembro, no Plenário Senador Humberto Lucena, sede da Casa Legislativa.

“A CMJP faz o devido reconhecimento a este clube que, por muitos anos, tem contribuído protagonizando a história do futebol paraibano. Que haja mais investimentos, convênios e patrocinadores para auxiliar nessa trajetória. Parabéns aos amigos abnegados que levam esse clube nas costas, à torcida tão presente e à toda a família Auto Esporte”, comentou Bosquinho, que também fez um discurso em prol de uma cultura de paz nos estádios de futebol.

Por sua vez, Sandra Marrocos destacou que é importante celebrar os 80 anos de resistência do Avirrubro e reconhecer o valor da agremiação para todos. Ela defendeu que, se houver incentivos iguais para todos os times paraibanos, haverá disputas em pé de igualdade. “Precisamos discutir um Projeto de Lei (PL) que destine verbas para os clubes de forma que as agremiações não precisem estar mendigando por incentivos”, sugeriu Sandra.

Restam os piores horários para o treino das categorias femininas

A parlamentar também adiantou que se encontrou com os times femininos de futebol do Botafogo-PB e do Auto. “Uma das grandes dificuldades que as mulheres enfrentam é conseguir espaço para treinar. Precisamos desconstruir algumas culturas. Vamos propor que todos os locais destinados para o treinamento esportivo tenham pelo menos 30% de seus horários reservados para times femininos. As atletas relataram que lhes sobram os piores horários para treino”, alertou a vereadora.

Reconhecimento de utilidade pública garante captar mais recursos

Após receber o documento que reconhece o Auto Esporte como entidade pública, o presidente do Clube, Watteau Rodrigues, frisou que o futebol também precisa de uma representação parlamentar que assuma compromissos efetivos com a agremiação. “É uma grande contribuição o reconhecimento que a CMJP nos dá. Isso nos propicia captar recursos públicos para investir mais no Clube, no futebol feminino e nas categorias de base”, agradeceu o presidente.

Sede do Auto ainda não é regularizada

Watteau Rodrigues revelou que é preciso regularizar a área da sede do Auto Esporte e de investimentos na categoria Sub-19. Além disso, ele frisou que o Clube desenvolve trabalhos sociais em outras modalidades, como futsal, handebol e corrida de orientação. “Temos preocupação em formar cidadãos desde a base e para a vida, para os desafios que as crianças e jovens enfrentarão quando adultos. Agradeço ao torcedor, é ele que nos leva a conduzir o Auto por 80 anos”, ratificou.

Na oportunidade, a deputada estadual da Paraíba Estela Bezerra (PSB) entregou o título de reconhecimento de utilidade pública ao Clube a nível Estadual. Ela se comprometeu em contribuir com o Auto, lembrou que cada cidadão é responsável por tonar real o combate à violência nos estádios e reafirmou todas as bandeiras de luta em prol do esporte citadas na sessão.

Mesa e presenças

Além dos vereadores, da deputada e do presidente do Auto, compuseram a mesa da solenidade o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva da Paraíba (TJD), Lionaldo Santos Silva; o presidente do Conselho Deliberativo do Auto, José Benedito Gomes; o ex-vereador Eraldo Bezerra; ex-atletas e componentes do setor administrativo do alvirrubro.

A relação com os taxistas e o “macaco” como mascote

Fundado por um grupo de taxistas que se reuniam na Praça do Relógio (Ponto de Cem Réis), no Centro de João Pessoa, o Auto Esporte, em seus primeiros anos, realizava treinos no Centro da Capital. Por isso a Agremiação conquistou popularidade entre os cidadãos – agora reconhecida pela CMJP e ALPB -, proximidade esta que o fez ser conhecido como “Clube do Povo”. O mascote do Alvirrubro é um macaco, o macaco altino. Isso se deu devido ao trocadilho com o nome do aparelho utilizado para trocar pneus dos automóveis, no caso dos táxis, o que rendeu também o primeiro nome do time, “Auto”, de automóvel. Atualmente, o Auto é o 4º maior vencedor do campeonato paraibano.

 

Fonte: pb agora

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA