Da Paraíba, sairá seleção brasileira Junior para a disputa de Mundial

0
179

Ocorre nesse final de semana (28 e 29) em Intermares, Cabedelo, Paraíba, terceira e última etapa do CBSurf Junior Tour. Com disputas nas categorias Sub 16 e Sub 18 (feminina e masculina), além da “Iniciantes”, com surfistas de até quatorze anos de idade.

Os três primeiros colocados nas categorias Sub 16 e Sub 18 (masculina e feminina) vão à Califórnia disputar o (International Surfing Association).

Serão cinco títulos individuais e o de melhor selecionado da etapa e de 2019 em jogo, para tanto cada estado depende dos pontos máximos de sete surfistas de sua delegação, sendo a mesma completa quando devidamente uniformizada, portando a bandeira do estado e tendo na disputa uma surfista Sub 16, outra Sub 18, mais uma dupla masculina em ambas, além da Sub 14, a de “entrada” do CBSurf Júnior Tour, e na qual, há 12 anos, o atual defensor do título e líder do mundial Gabriel Medina fez sua estreia nacional.

E a previsão oficial é da categoria para surfistas abaixo de 16 anos, no surf chamada de “Mirim”, abrir as disputas com a primeira bateria tendo o catarinense atual campeão CBSurf Sub 14 Heitor Mueller, o potiguar integrante do Instituto Gabriel Medina Fabrício Rocha e o paraibano Kauã Hanson, quarto melhor da Mirim nacional no ano passado.

Na segunda bateria Santa Catarina já tem outro representante, Arthur Romão, assim como a anfitriã Paraíba conta com João Henrique, a Bahia estreia com Ismael Silveira e Pernambuco com José Cláudio, enquanto no terceiro dos 10 confrontos iniciais a sigla destes quatro estados se repetem respectivamente com Murilo Brandt (SC), João Paulo Costa (PB), Jerônimo Barros (BA), e Júnior Rocha (PE).

Dividindo a ponta com Santa Catarina, São Paulo estreia na quarta bateria com a dupla Higor Sousa e Ryan Kainalo na disputa Sub 16 em que seu conterrâneo e líder Caio Costa só estreia no oitavo de dez confrontos, sendo que no anterior o Paraná vai ao mar com o vice líder Kainan Meira e o Rio Grande do Sul com Lucas Gasperin, que serão assim os dois últimos estados a estrearem, e o Rio Grande do Norte amplia sua participação na quinta bateria com uma dupla precoce: Juergen Marinho e Adalto Sena, ambos Sub 14 e vindos de seu litoral sul enquanto o potiguar melhor ranqueado Kayan Medeiros está na sexta disputa do Cabedelo apresenta CBSurf Júnior Tour do qual ele é o surfista do cartaz.

Yuri Barros reforça Paraíba

A exemplo dos líderes (com 1860 pontos) São Paulo e Santa Catarina, do terceiro Bahia e do quarto Rio Grande do Norte, estados como a Paraíba e o vizinho Pernambuco possuem na Sub 16 representação maior que os máximos dois pontuadores possíveis nela e na Júnior Masculina.