ESPORTE MASTER: Paraíba brilha no Rio de Janeiro e leva o título...

ESPORTE MASTER: Paraíba brilha no Rio de Janeiro e leva o título do Brasileiro de Basquete Feminino

311
0
COMPARTILHAR
Foto: Divulgação

A Paraíba sagrou-se campeã Brasileira de Basquete Master, categoria feminina, nesta sexta-feira, 15, feriado da Proclamação da República, na cidade do Rio de Janeiro, no 35º Campeonato Brasileiro de Basquete Master – Rio 2019, promovido pela Associação de Basquetebol de Veteranos do Rio de Janeiro.

A competição termina neste sábado, 16, com a decisão de outras categorias. O time feminino paraibano disputou a final contra a equipe de São Paulo e venceu pelo placar de 35×28.

Vereadora Helena Holanda participou da competição

A equipe paraibana Master acima de 60+ foi composta pelas atletas veteranas Bernadete Dias, Rubenia Lins, Helena Holanda, Naize Alencar, Luciane Alves  Fátima Tenório, Carmem Eleonora, sob o comando do técnico  Róbson  Côrte.

O Campeonato Brasileiro do Rio 2019 começou no dia 8 de novembro em ginásios de ponta,tendo na programação cultural shows diários gratuitos no Ponto de Encontro para atletas e acompanhantes, na sede da ABVRJ, na Praça da Bandeira.

História – O Campeonato Brasileiro de Basquete Master surgiu em 1985, em uma iniciativa conjunta de apaixonados pelo basquete do Ceará, com o apoio da Associação dos Veteranos de Basquete de Minas Gerais. Em setembro daquele ano, o campeonato foi realizado em Fortaleza e contou com 90 participantes, dos 35 aos 70 anos de idade, sem os critérios de divisão de categorias de hoje. Nomes como Iramar Pinto, do Ceará, e dos mineiros Walter, Carlinhos, Paulo Careca, Dute e João de Castro constam da iniciativa da organização deste primeiro certame do basquete máster do país.

Como aliados, Ernane, da Bahia; Monta e Edmon, de São Paulo; e Leopoldo Pará, de Brasília. Participaram do 1º Encontro Nacional dos Veteranos de Basquete de Fortaleza, como eram chamados os primeiros campeonatos da modalidade, os estados do Ceará, Minas Gerais, Bahia, São Paulo e o Distrito Federal. O evento serviu de impulso para a criação da AVBB – Associação dos Veteranos de Basquete do Brasil, em 4 de dezembro de 1985, que teve como fundador e primeiro presidente, Iramar Veríssimo Pinto. Depois, se tornou FBBM como se mantém até os dias atuais.

 

Fatos-PB

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA