FPF decide datas, para os confrontos da próxima fase em reunião nesta segunda

0
568

Depois de 50 jogos, distribuídos em dez rodadas, o Campeonato Paraibano 2016 chegou ao final da fase classificatória. A partir de agora, em mais seis rodadas, vão se definir campeão, vice e os dois rebaixados. Campinense, Paraíba, Sousa do Grupo A, Botafogo-PB, CSP e Treze do Grupo B, garantiram-se na segunda fase e continuam brigando pelo título.

Como já era previsto, a última rodada do Campeonato Paraibano definiu os seis clubes que disputarão a próxima fase da competição, e os quatro que vão se enfrentar no “quadrangular da morte”. Por terem feitos a mesma campanha com 22 pontos, Campinense e Botafogo (PB), tem a vantagens de jogar por dois empates e disputar a segunda partida em casa. O resultado colocou o Galo de novo no caminho da Raposa, e o Sousa no caminho do Belo. Inevitavelmente, um dos “Maiorais” ficará no meio do caminho do certame, e fora da Série D no segundo semestre e das disputas da Copa do Nordeste e Copa do Brasil de 2017.

Primeiro colocado da chave A, o Campinense vai encarar o Treze, terceiro do Grupo B, na próxima fase.

O Botafogo-PB, como líder da chave B, vai encarar o Sousa, que assumiu a terceira colocação da chave A com a vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-PB.

No terceiro duelo da segunda fase Paraíba e CSP, vices-líderes de seus grupos, se pegam também em duas partidas. A data do primeiro “mata a mata” do Paraibano será definida nesta tarde pela Federação Paraibana de Futebol (FPF). Como o Campinense está nas oitavas de final da Copa do Nordeste, e enfrentará o Salgueiros na quinta-feira e no domingo, é provável que o Estadual só recomece na próxima semana.

Além de Campinense e Treze se enfrentam no “mata a mata”, Botafogo e Sousa, CSP e Paraíba. Já Auto Esporte, Esporte de Patos, Atlético de Cajazeiras e Santa Cruz-PB vão decidir quem fica na elite do futebol paraibano em um “quadrangular da morte”. Todos jogam contra todos, em partidas de ida e volta, e as duas piores campanhas caem para a segunda divisão estadual. O primeiro colocado nesse quadrangular, voltam para as disputas deste ano, entrando nas semifinais.

As datas dos jogos serão definidas nesta segunda-feira (28), após reunião na sede da FPF. A tendência é que os confrontos entre Treze x Campinense e Paraíba x  CSP aconteçam dias 6 e 10 de abril. Já Botafogo-PB x Sousa devem medir forças em duas partidas nos dias 10 e 13 de abril. No dia 6, o Belo tem o jogo de volta contra o Linense pela primeira fase da

Copa do Brasil. Raposa, Belo e Tricolor cajazeirense, por terem melhor campanha que os adversários, fazem a segunda partida em casa e jogam com a vantagem de poder empatar as duas pelejas.

Semifinais Na fase semifinal, o vencedor de Campinense x Treze vai encarar o time que passar do duelo de vices-líderes (Paraíba x CSP).

Já a equipe vencedora do confronto Botafogo-PB x Sousa vai pegar na outra ponta o time eliminado que tiver melhor índice técnico. Serão consideradas as pontuações dos três perdedores do mata-mata nas duas fases do campeonato para definir o time de melhor índice técnico dentre os três eliminados.

Redação com PBAgora