Histórico aponta para equilíbrio em Botafogo-PB e Náutico

0
232

Náutico e Botafogo/PB duelarão no sábado, no Almeidão, pela 17ª rodada do Grupo A da Série C 2019. Um embate direto de duas equipes que brigam por uma vaga no G4 para avançar para as quartas de final do torneio. Promessa de jogo equilibrado não somente pelas situações dos times na tabela, como também pelo histórico de confrontos.

Ao todo, as equipes já se enfrentaram 19 vezes. São sete vitórias de cada lado e cinco empates. Nas seis partidas mais recentes, cada clube venceu três – nesses casos, o mandante sempre levou a melhor. Ao todo, os paraibanos balançaram as redes 26 vezes, enquanto os pernambucanos marcaram 30 gols. Na Paraíba, porém, o Timbu só tem um triunfo em oito jogos, empatando duas vezes e perdendo cinco.

Esse será o terceiro jogo entre Botafogo e Náutico em 2019. No primeiro, o Belo venceu por 2×1, no Almeidão, pela semifinal da Copa do Nordeste. A outra partida foi pelo primeiro turno do Grupo A. O placar foi o mesmo, mas com o triunfo alvirrubro, nos Aflitos.

No confronto, apenas o Náutico pode se classificar antecipadamente para a fase de mata-mata. Vice-líder da chave, com 27 pontos, o Timbu precisa somente de um empate. Caso consiga, a equipe chegará aos 28, podendo permanecer na vice-liderança ou cair uma posição, se o Confiança (3º) vencer o Treze (9º), no Batistão.

A vaga estará garantida porque o Botafogo, hoje em quinto, estacionaria nos 25 pontos e não teria como passar o Náutico na rodada final mesmo se vencer seu confronto posterior, somado ao tropeço do concorrente no clássico contra o Santa Cruz – os alvirrubros levariam vantagem no critério do número de vitórias. Na pior das hipóteses, o Timbu encerraria sua a participação na quarta colocação.