Ministério Público da Paraíba recomenda paralisação do Paraibano ou jogos sem torcida

0
99
O Ministério Público da Paraíba recomendou, na tarde deste domingo, a paralisação do Campeonato Paraibano ou que os jogos aconteçam sem a presença de torcedor. O ofício foi assinado pelo Procurador de Justiça Valberto Lira, que é também coordenador da Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios do Estado da Paraíba. Agora cabe à Federação Paraibana de Futebol (FPF) acatar ou não o pedido. A recomendação acontece como medida preventiva diante da pandemia do novo coronavírus. O Brasil já tem 191 casos confirmados da doença, mas na Paraíba, até o momento, nenhum paciente testou positivo para o Covid-19.

A rodada deste fim de semana do Campeonato Paraibano aconteceu normalmente e com a presença de público. Em Campina Grande, foram dois jogos: a vitória do Treze sobre o Sousa por 2 a 1, no Estádio Presidente Vargas, enquanto no Amigão, na partida que marcou a despedida do meia Marcelinho Paraíba, a Perilima venceu o CSP por 2 a 1. Em Cajazeiras, Atlético-PB e São Paulo Crystal empataram em 1 a 1. Todas os três confrontos foram válidos pela oitava rodada do estadual. Por fim, em João Pessoa, o Botafogo-PB goleou o Nacional de Patos por 4 a 1, no Estádio Almeidão.

Apesar dos quatro jogos disputados, que deram sequência ao Campeonato Paraibano, a tendência é que novidades sejam reveladas ao longo da semana, com grande possibilidade de paralisação do estadual. No documento assinado por Valberto Lira, o Ministério Público cita o Diário Oficial do último dia 4 de fevereiro, no qual o Ministério da Saúde do Governo Federal declarou estado de emergência para a pandemia do novo coronavírus. E, como os estádios de futebol aglomeram muitos torcedores nas arquibancadas, o apelo é para que isso seja evitado. Diante disso, a recomendação indica jogos com portões fechados ou campeonato suspenso.

Em Cajazeiras para acompanhar a partida entre Atlético-PB e São Paulo Crystal, a presidente da Federação Paraibana de Futebol, Michelle Ramalho, informou que ainda não teve conhecimento da recomendação do Ministério Público. No entanto, a dirigente avisou que tem uma reunião ainda nesta segunda-feira, junto com os demais presidentes de federações pelo país, para tomar uma atitude sobre o cenário dos campeonatos estaduais.

Neste domingo, a CBF suspendeu por tempo indeterminado todos os campeonatos nacionais que estão em andamento. Mas, como os estaduais são de responsabilidade de cada federação, as definições vão ter que partir de cada estado.

A pandemia do novo coronavírus já paralisou grandes eventos pelo mundo e põe em risco até mesmo a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio, marcados para os meses de junho e agosto. No Brasil, vários jogos já foram realizados com portões fechados, mas o fato é que o futebol deve ser paralisado nos próximos dias. Vale ressaltar que, atualmente, são 191 casos confirmados da doença.

Na Paraíba, até aqui, foram 38 notificações, com 11 casos sendo descartados e 27 ainda sob investigação.

 

 

Martir Esportes