Paraibanos estreiam no Circuito Brasileiro sub-19 de Vôlei de Praia

0
597
Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV
O calendário 2020 de categorias de base do vôlei de praia brasileiro vai começar neste final de semana. A cidade de Maceió (AL) recebe a primeira etapa do Circuito Brasileiro Sub-19 da modalidade de sexta-feira (07.02) a domingo (09.02), na arena montada na Praia da Pajuçara. A competição responsável por revelar novos talentos também será um ‘esquenta’ para a etapa do Open (adulto), que ocorre no mesmo local, na próxima semana.
Nomes olímpicos como Bruno Schmidt, Pedro Solberg, Bárbara Seixas e Duda apareceram para o voleibol no torneio de base. O Sub-19 é composto por 12 duplas em cada gênero, sendo as oito mais bem colocadas no ranking de entradas, um time do estado-sede e três times provenientes do qualifying (classificatório), que acontece no primeiro dia de disputas.
A parada em Maceió (AL) será a primeira de três programadas na temporada 2020, com outras duas sendo realizadas em julho e setembro, – as sedes ainda serão divulgadas. Os estados do Paraná (masculino) e Sergipe (feminino) são os atuais campeões da categoria.
Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam às quartas de final do torneio. Os vencedores das quartas de final vão às semifinais, e o torneio segue em formato eliminatório simples até as disputas de medalha. Os times eliminados na fase de grupos disputam mais partidas para definição do 9° ao 11° lugar.
No naipe masculino, já estão classificados para a fase de grupos pelo ranking de entradas Bruno/Flávio (SP), Gustavo/Lucas Guimarães (RJ), Tonny/Carlos Eduardo (MS), Isac/Pablo (PB), Samuel/Euller (SC), Lohan/Vilsomar (PR), Jean/João (CE) e João Vitor/Índio (DF), além de Augusto/José (AL), representantes da sede. Outros 19 times lutam por três vagas no quali.
Entre as mulheres, os times classificados já na fase de grupos são Larissa/Cecilia (RN), Isabella/Maria (SP), Helena/Lari (SC), Sophia/Maria Clara (RJ), Pamela/Giclaudino (PB), Lara/Emanuely (MG), Julia/Izadora (PR), Vitoria/Larissa (CE) e as representantes da sede Maysa/Irys (AL). O qualifying terá 15 duplas disputando as três vagas.
Assim como ocorre no Circuito Brasileiro de vôlei de praia Sub-17 e Sub-21, o Sub-19 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas representando a mesma federação. Cada estado indica suas delegações nos dois gêneros em busca do título, podendo alterar os times durante a temporada. Se mais de uma dupla do estado disputa a etapa, aquela que fica mais bem colocada é a que pontua para o ranking geral da competição.
CBV