Com quatro nordestinos, Série D chega à fase decisiva para o acesso

0
363

Enquanto a Copa do Mundo atrai olhos do planeta inteiro para as decisões na fase de grupos, outra competição movimenta o futebol no interior do Brasil. O Campeonato Brasileiro da Série D chegou, enfim, à fase de quartas de finais, quando serão definidos os quatro times classificados à Série C de 2019. Entre os oito times sobreviventes, quatro são da Região Nordeste, que pode emplacar até três acessos na temporada e já tem pelo menos uma vaga garantida na terceira divisão do ano que vem.

 

Na última segunda-feira, em Campina Grande, o Campinense venceu o Brasiliense do zagueiro pentacampeão Lúcio por 1 a 0, devolvendo o placar no revés da primeira partida, em Brasília. Nos pênaltis, a Raposa venceu por 5 a 4, com direito a ‘cavadinha’ na última cobrança, eliminando o Jacaré da competição.

O adversário dos paraibanos será o Ferroviário-CE, invicto no torneio, que despachou outro nordestino nas oitavas, o Altos-PI, após empatar em casa no primeiro encontro e vencer no último sábado por 4 a 2, no Filipe Raulino, no Piauí.

O vencedor do embate entre nordestino, além de garantir vaga na Série C, ainda disputará a semifinal contra o vencedor do duelo entre Imperatriz-MA e Manaus-AM. O Cavalo de Aço eliminou o conterrâneo Moto Club, após vencer os dois jogos contra o rival – mais tradicional no futebol nacional – por 2 a 1 em casa, e depois pelo placar de 4 a 2 em pleno Castelão. Já o time manauara despachou o Rio Branco-AC nos pênaltis.

Do outro lado do chaveamento, o Treze-PB é o único nordestino isolado entre equipes do eixo Sul-Sudeste do país. O Galo de Campina Grande eliminou o Iporá-GO, após vencer o primeiro jogo por 2 a 0, em casa e perder fora, no último domingo, por 2 a 1. A classificação será decidida contra o Caxias-RS, também invicto, que bateu o Uberlândia-MG. Quem avançar no duelo, pega o vencedor de São José-RS e Linense-SP na semifinal.