Copa do Nordeste terá menos clubes em 2018

Copa do Nordeste terá menos clubes em 2018

650
0
COMPARTILHAR

Uma reunião entre federações de futebol do Nordeste, Liga do Nordeste e Confederação Brasileira de Futebol (CBF), realizada ontem, na sede da CBF, decidiu por mudanças na Copa do Nordeste a partir de 2018.

A principal delas é a redução de clubes participantes do torneio, de 20 para 16 — restaurando a configuração de quando a competição foi relançada em 2013, já

que só a partir de 2015 passou de 16 para 20 times.

O modo de selecionar os participantes também sofre alterações, mas ainda continuará se baseando na classificação dos Estaduais, pelo menos para 2018.

Vão disputar a Copa do Nordeste do ano que vem os nove campeões estaduais da Região junto com os vice-campeões de Bahia, Pernambuco e Ceará — esses estados têm privilégio por estarem melhor colocados dentre as federações do Nordeste no ranking da CBF. E os outro quatro participantes vão sair do “Pré-Nordestão”.

Chamado assim de forma inicial, o “Pré-Nordestão” vai reunir os outros seis vice-campeões dos estaduais do Nordeste, além dos terceiros colocados do
Campeonato Baiano e Campeonato Pernambucano — já que essas duas federações tinha 3 vagas na competição.

Quanto à formula de disputa, diminuem os grupos — de 5 para 4, ainda com 4 clubes em cada. Avançam líder e vice-líder de cada grupo às quartas de final. Daí até a final serão disputadas em dois jogos.

Para 2019, porém, somente os nove campeões estaduais estão garantidos. O restante das vagas será via ranking da CBF, porém com a mesma distribuição por estado.

 

O POVO

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA