Empresa aluga goleiro para quem vai jogar futebol com os amigos

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Eugen Braun e Samuel Toaldo usam parte do dinheiro dos jogos para doar material esportivo para crianças carentes (Foto: Reprodução/Facebook)

Jogar futebol durante os momento de lazer é uma prática de 7,2% dos brasileiros, segundo um estudo da Universidade de São Paulo, e um problema usual nas ‘peladas’ entre amigos é encontrar alguém disposto a jogar como goleiro. “Ninguém nunca quer ir pro gol”, afirma o empreendedor paranaense Samuel Toaldo, que em janeiro deste ano teve a ideia de cobrar R$ 30 para assumir essa função nas partidas disputadas em Curitiba.

“A ideia começou como uma brincadeira, mas comecei a receber muitos convites para jogos e não estava dando conta”, diz Toaldo. Assim surgiu o site Goleiro de Aluguel, que conta hoje com 925 goleiros cadastrados de todos os estados do país.

Dos R$ 30 cobrados pelos goleiros por partida, R$ 18 ficam com os usuários enquanto os outros R$ 12 vão para Toaldo e seu sócio, Eugen Braun. “Do dinheiro que ganhamos com os jogos, usamos uma parte para manter o site no ar e o restante doamos para instituições de caridade”, afirma o empreendedor, que comanda também uma empresa na área de informática.

O site conta com uma seção em que Toaldo e Eugen fazem testes com luvas e outros produtos destinados a goleiros. Além disso, apresenta um ranking com os usuários que realizaram mais partidas no mês e com avaliações de seus desempenhos nos jogos.

Toaldo explica que a ideia inicial não era lucrar com a plataforma, porém, vendo o aumento do número de partidas realizadas pelos goleiros cadastrados no site, os sócios investiram R$ 15 mil reais para desenvolver um aplicativo, que deve estar disponível em janeiro, e criar novas maneiras de rentabilizar o negócio. “Montamos uma loja virtual com produtos da Goleiro de Aluguel, e além do dinheiro das vendas, conseguimos umpatrocinador para estampar esses produtos”.

Outra empreitada do negócio é a academia para goleiros, que dá aulas semanais para interessados em aprimorar suas habilidades. “Formamos duas turmas para nossa academia de goleiros. As mensalidades são de R$ 100 e já temos 15 alunos de 7 a 50 anos”, diz.

Com uma média atual de 200 jogos por mês, a meta dos empreendedores é chegar a 1000 jogos mensais no próximo ano. De acordo com Toaldo, a previsão de faturamento com a loja virtual e a academia de goleiros é de R$ 250 mil para o próximo ano.